quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Como manter um relacionamento

Iniciar um relacionamento com alguém é um grande passo para a felicidade na vida afetiva de muitas pessoas. Mas e depois? Como manter um relacionamento?
Confira essas dicas bem simples e práticas, que vão ajudar você a ter um relacionamento mais duradouro e saudável.

Dicas práticas sobre como manter um relacionamento

Quebre a rotina

A rotina é algo que de um lado pode trazer segurança e conforto, e satisfazer a necessidade humana de familiaridade, mas por outro lado pode trazer insatisfação pra ambos e deixar o relacionamento desgastado. Pare pra pensar nas coisas que os dois gostariam de fazer mas "sempre deixaram pra depois" que ideias irão surgir.

Divida tarefas

Às vezes a responsabilidade da casa, dos filhos, das finanças, etc. fica só pra pessoa, o que com certeza vai gerar uma sobrecarga e prejudicar o relacionamento. Planejar e dividir melhor essas tarefas vão ajudar o casal a ter uma relação mais equilibrada e saudável.

Seja flexível

Digo flexível em tudo: em relação aos papéis que cada um adota, flexível em relação as responsabilidades, gostos de cada um, preferências, etc. Ser muito inflexível em tudo não vai ajudar em nada. Se esforce mais pra agir de maneira diferente da habitual e peça o mesmo da outra pessoa. Vocês podem se surpreender com os resultados.

Reconheça e aceite defeitos

Tanto defeitos seus como da outra pessoa. Todos temos que buscar melhora e crescimento, mas admitir apenas a perfeição em tudo, é algo muito limitador e que prejudica qualquer relação. Veja-se de forma mais saudável: como alguém que possui qualidades e defeitos, e que busca fortalecer essas qualidades e "melhorar" estes defeitos.

Não seja orgulhosa(o)!

Ser orgulhosa(o) te impede de visualizar pontos que você pode melhorar. Muitas vezes, por insegurança, a pessoa se torna incapaz de perceber quaisquer "defeitos" em si. A arrogância não traz bem nenhum pro nosso relacionamento e nenhum para as outras áreas da nossa vida, também. Ninguém é perfeito, e aprender a reconhecer seus defeitos, e procurar melhorar de maneira sadia vai melhorar muito sua vida afetiva. Humildade sempre!

Aprenda a escutar

Não é somente ouvir o que a pessoa está dizendo (comunicando), mas de fato escutar, procurando entender o que essa pessoa quer comunicar.

Aprenda a falar

Muitas vezes a comunicação como um todo é negligenciada pelo casal. Não só é importante saber escutar mas também saber como comunicar à outra pessoa seus desejos, suas vontades, pensamentos, etc.

Seja mais empática (o)

Exercite mais "ver com os olhos do outro". Muitas vezes tomamos uma queixa ou comentário da outra pessoa como "não sendo importante". Mas talvez, porque para nós não é. Se esforce mais para entender a percepção da outra pessoa sobre algo, e compreender aquilo que ela está tentando comunicar.

Limite as discussões

Discutir não é sinônimo de brigar ou de algo ruim. Discutir é saudável pra qualquer relação. É através da discussão que alguns pontos da relação podem ser "corrigidos" e a relação pode ser ajustada, ficando mais saudável.
Lembre-se que também não é qualquer hora que uma discussão é saudável. Evite discutir naqueles momentos em que um dos dois está passando por um momento de estresse muito elevado. Discutir "de cabeça quente" pode fazer você magoar muito a outra pessoa, ser magoada (o), e muitas vezes não resolver nada.

Estabeleça limites

Logo mais acima eu falei sobre a flexibilidade. Realmente é muito importante ser mais flexível, aprender a fazer concessões, etc. mas tudo tem que ter um limite. Respeite-se como pessoa. Se doar pela outra pessoa é muito bom, mas você tem que constantemente checar se fazendo isso, não está se anulando como pessoa.

Use do humor

O humor, a brincadeira, a ludicidade como um todo são muitas vezes negligenciados como poderosas ferramentas no relacionamento humano. A partir de uma brincadeira, de um jogo, conflitos podem ser amenizado e diferenças superadas. Entre as atividades do casal, experimente algumas mais "infantis" que permitem uma expressão mais descontraída.

Identifique as "manias"

As "manias", infelizmente, são ótimas pra irritar a outra pessoa e desgastar a relação. Tente identificar em si mesma(o) as suas manias que irritam ou aborrecem e tente evitar mais.
As vezes pensamos que um comportamento é impossível de ser evitado, mas com muito esforço conseguimos resultados surpreendentes.

Exercite a paciência

Como em todos setores da nossa vida, e em especial na vida afetiva, a paciência é fundamental nessa gama de estratégias sobre como manter um relacionamento. Lembre-se que cada pessoa tem o seu momento, e que não é nem um pouco saudável cobrar mudanças rápidas da outra pessoa ou "exigir demais". Vamos ser mais pacientes e ao invés de olhar logo para a conquista final, vamos prestar mais atenção pelos pequenos passos que cada um dá.

Preserve o respeito!

Esse sim é um dos pontos mais importantes sobre como manter um relacionamento. O respeito é algo fundamental em qualquer relacionamento amoroso. Casais quando chegam ao ponto de perderem o respeito um pelo outro, vão precisar de muito esforço pra resgatar a relação. Nesse momento vale a pena buscar ajuda profissional.

Experimente "um dia para os dois"

Nesse dia o casal vai fazer só aquilo que os agrada. Dependendo das possibilidades, pode ser um dia na semana, em que os dois podem articular uma "folga" das suas responsabilidades e ir curtir um ao outro. Cinema, passeios, etc são ótimas atividades.
Bom essas foram algumas dicas bem simples sobre como manter um relacionamento. Tente aplicar algumas ao seu cotidiano. Com certeza irão aparecer bons resultados!
E você? Tem alguma outra dica? Já colocou algo em prática que funcionou e não está aqui? Compartilhe com a gente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Populares