sexta-feira, 11 de junho de 2010

Arrumando o "Codificação inválida" no Linux Ubuntu 10.04

Quando o nome de um arquivo ou diretório apresenta em seu final o texto (codificação inválida) e um caracter de interroção no lugar de cada acento ou cedilha...

como no exemplo abaixo:


é preciso configurar o charset do sistema para "utf8".

1 - Vá em Sistema > Administração > Suporte a idiomas e verifique se existe alguma atualização. Caso tenha, atualize como abaixo:


2 - Agora vá em Sistema > Administração > Storage Device Manager. Caso o programa não esteja instalado, instale através da Central de Programas do Ubuntu.

3 - Abra o programa, localize a partição que apresenta a "codificação inválida" e clique em "Assistant".
Na aba "Mounting" configure de acordo com a imagem:


E na aba "Miscellaneous" especifique de quantos bits é a partição, marque a caixa "Character set to use for file names" e digite "utf8", como na imagem abaixo:


4 - Clique em "ok", depois "Aplicar", feche o programa e reinicie o computador para ver o resultado.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo tutorial. Infelizmente meu ubuntu não tem tantas opções quanto as apresentadas na sua tela. Estou na versão 10.04 também.

    ResponderExcluir
  2. Péssima ideia que tive de migrar para o Ubuntu. Cada novo dia é um erro novo. Gravar dvds, incompatiblidades, erros, um inferno. O windows esta anos luz a frente desse sistema amador. Sinceramente. Ubuntu é um lixo.

    ResponderExcluir
  3. Acho um baita de um sistema, sou profissional de TI e consigo fazer muitas coisas com o Ubuntu, pra mim não perde em nada para um Windows, gosto muito dos sistemas Windows, mas não vou desmerecer um sistema como o Ubuntu que tá pra quem quiser usar, e quem quiser aprender também.

    ResponderExcluir
  4. O tal do anônimo arrebentou no comentário a respeito do windows, colocando-o pra fora da nossa galáxia, pq vcs sabem né anos luz é medida de distância e como ele disse que o windows está a anos luz daqui, considerando que 1 ano luz é a distância que a luz percorre em um ano o windows deve estar em algum aterro sanitário de lixo cósmico.

    ResponderExcluir
  5. oh anônimo ninguém te avisou que o ubuntu não é para preguiçosos e burros, recomendo fortemente no seu caso voltar para a telinha azul. O tutorial aí muito bacana, porém ele liberar montagem e desmontagem da partição para qualquer usuário, dependendo da partição isso é problema de segurança...

    ResponderExcluir
  6. Lamentavel esse tipo de comentario, o RWINDOWS esta tão a frente, que esta cheio de virus e spys, trava a cada aplicativo que se abre e ainda há varios bugs, como nosso amigo disse acima o Ubuntu não é para preguiçosos, lamento.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ótimo tutor arrebentou brother!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tinha q ser um anônimo mesmo pra dizer que o Ubuntu ou qq outra distro GNU/Linux seja um lixo ou coisa amadora...

    Depois de anos usando GNU/Linux, quando tenho que usar o Windows me sinto como um astronauta tendo que usar um skate com motorzinho para andar em solo lunar.

    Viva o Linux! Essa é a idéia: compartilhar conhecimento.
    Valeu, era o que precisava.
    []s

    ResponderExcluir
  9. Putz, não resolveu!
    Mas na verdade este problema esta ocorrendo em um mapeamento!

    ResponderExcluir
  10. Eu resolvi isso de forma bem simples…Fui na “central de programas ubuntu” e desinstalei todos os plicativos .rar. o que sobrou era o do sistema , ai passou a funcionar direito…

    Errinho bobo

    ResponderExcluir
  11. (RESOLVIDO) Ubuntu 11.04 ---Eu resolvi isso de forma bem simples…Fui na “central de programas ubuntu” e desinstalei todos os plicativos .rar. o que sobrou era o do sistema , ai passou a funcionar direito…

    Errinho bobo

    ResponderExcluir
  12. O outro anonimo, o que critiicou, deve ser desses que usa windows pirata e acha que apavora...


    Linux 4ever.

    ResponderExcluir

Populares